PRÁTICAS DEVOCIONAIS

Querido Jovem,

Este material foi elaborado com objetivo de incentivá-lo a uma vida de devoção a Deus, um convite à caminhada pelas Escrituras. Como forma de ajudá-lo nessa jornada, queremos falar um pouco sobre hábitos devocionais. Você já ouviu falar sobre o assunto? 

Os hábitos devocionais podem ser comparados a vida de um atleta. Tudo começa com o entendimento da atividade esportiva, planejamento de treinos, clareza dos objetivos, dedicação (tempo), perseverança (repetição dos exercícios), intencionalidade, disciplina, motivação e amor. Já imaginou um atleta desinteressado na atividade esportiva que está envolvido? Dificilmente ele terá um desempenho exitoso e vitorioso. 

De igual modo, disciplinas espirituais têm a ver com exercitar-se e/ou treinar com intensidade e esforço diário, visando crescimento e fortalecimento espiritual. Por outro lado, a falta de disciplina gera a permanência de pecados e/ou velhos hábitos que nos mantém distantes de Deus. Logo, como imitadores de Cristo, precisamos desenvolver hábitos que evidenciem a nova vida em Cristo, refletido num viver que prioriza as bênçãos espirituais (Cl 3.1). De forma resumida, destacamos algumas disciplinas importantes na caminhada do Atleta cristão (1 Coríntios 9.24-27).

Oração

A oração é o ponto de partida do momento devocional.  Por meio dela o pecador redimido (Eu, você) rende-se ao Deus Santo, tributando-lhe a devida devoção e adoração. Na oração modelo (Mt 6.6-13), Cristo apresenta-nos ações comportamentais (exclusividade, reserva, racionalidade) e atitudes relacionais (adoração, confissão, comprometimento, intercessão, petição e gratidão). Em relação às atitudes prévias, destacamos algumas ações prévias relevantes: 

No desenvolvimento da oração, os passos a seguir, ainda que sugestivos, visam trazer compreensão e direcionamento. 

a) Adore ao Senhor por quem Ele é, através dos seus atributos: renda-lhe louvores por sua bondade e graça estendidas.

b) Confesse: seja honesto e específico sobre os seus pecados. Confesse-os nomeando de maneira específica e com humildade cada um deles, para que gere em você arrependimento.

c) Interceda: lembre dos acontecimentos locais, nacionais ou até mesmo internacionais e ore para que Deus intervenha conforme sua vontade soberana. Interceda tanto pela sua vida quanto pela dos seus amigos e familiares.

d) Peça: seja específico, apresente a Deus seus sonhos, desejos e também pelas petições de outras pessoas que chegam até você. Faça uma lista com suas próprias necessidades e crie um cronograma de oração.

e) Agradeça: agradeça a Deus pela sua existência e bondade. Agradeça-lhe por alguma bênção recebida, pelas promessas da sua palavra, seja específico e pessoal em seu agradecimento.

Além disso, você também pode orar a Deus com as Escrituras, para isso você pode começar conversando com Deus a respeito do que você está lendo, repetir os versículos que confrontam seu coração e apresentar ao Senhor em oração atitudes específicas que precisa ter para guardar e aplicar a Palavra à sua vida.

As questões a seguir servirão para uma autoanálise sobre a vida de oração. Responda-as.

  • Como você avalia o hábito da oração na sua vida? (obrigação, tarefa para cumprir etc.)

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

  • Com que frequência você tem um momento de oração? Explique sua resposta.

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

  • Quais seus principais inimigos na caminhada de oração?

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

  • De  0 a 10 o quanto você considera que está orando de acordo com a vontade de Deus:

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

  • Liste até três atitudes que você precisa tomar para melhor desenvolver o hábito da oração?

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

Leitura Bíblica

A leitura bíblica pode ser comprada ao ato de nos alimentarmos, uma vez que ao ingerirmos qualquer alimento, ele será transformado em nutrientes que quando absorvidos, são distribuídos pelo corpo gerando energia para realizar as atividades do dia a dia. De igual modo acontece quando lemos a Palavra de Deus. Ela alimenta nossa alma e espírito; ao meditarmos nas Escrituras fazemos a “digestão” desse alimento, o qual se transformará em nutrientes para o nosso corpo e logo se tornará o combustível necessário para sermos imitadores de Cristo. Por isso, apresentaremos a seguir alguns aspectos relevantes para que você torne essa prática devocional um hábito em sua vida. 

  1. Escolha uma versão bíblica que lhe ajude na leitura e facilite a compreensão  (ARC, NVI, NVT.).
  2. Ore antes, durante e depois da sua leitura Bíblica.
  3. Leia, medite e estude a Palavra. Se possível, tenha um caderno de anotações.
  4. Não leia apenas, mas medite sobre como Deus quer transformá-lo a partir da Sua Palavra.

A leitura de um livro não acontece da mesma forma e nem tem o mesmo objetivo da leitura bíblica, assim como o estudo de um conteúdo para uma determinada avaliação não pode ser comparado ao estudo das Escrituras. Há riquezas incomparáveis na Palavra de Deus. Ela é útil e proveitosa para ensinar, exortar, corrigir e instruir no caminho da justiça (2 Tm 3.16-17). Por essa razão, conhecer os tipos de texto contidos nas Escrituras é importante nesse processo de aprendizado, conforme resumo abaixo. 

Isso nos leva a concluir que a vida com Deus precisa ser baseada em sua Palavra (Jo 5.39). Nesse sentido, reflita um pouco sobre sua vida cristã com as perguntas a seguir:

  • Você tem o hábito de ler, meditar ou estudar a Bíblia com que frequência? 

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

  • Como você descreveria sua leitura bíblica ao longo da caminhada cristã?

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

  • De 0 a 10 o quanto você considera que está se dedicando à palavra de Deus em conformidade com a vontade dEle para sua vida?

………………………………………………………………………………

  • Escreva três atitudes que você precisa ter diariamente para ler, meditar e/ou estudar a Bíblia:

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

  • Qual a importância da leitura e meditação bíblica diária? De que modo as Escrituras lhe dirigem na caminhada cristã?

………………………………………………………………………………

  • Você está disposto a caminhar pelas Escrituras nesta Jornada com Cristo? Apresente abaixo como organizará seu tempo diário.

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

Jejum

Durante a caminhada cristã muitos de nós construímos um pensamento equivocado a respeito do jejum, como se fosse baseado em um mérito de reconhecimento do esforço: “Quanto mais tempo em jejum, mais rápido e/ou “direito’ terei de receber o que estou pedindo a Deus”; ou, barganha da negociação com o Senhor – “jejuando receberei minha vitória”.

Contudo, ambos os pensamentos estão equivocados sobre o ato de jejuar. Ao caminharmos pelas Escrituras concluiremos que o jejum está relacionado à rendição, quebrantamento, dependência, intimidade e sensibilidade com o Senhor.  Dessa forma, o jejum deve ser um hábito devocional focado em Deus, marcada por humildade (Mt 6.16-18), arrependimento (Jl 2.12-13), misericórdia (Is 58.6-7) e oração (Mt 4.1-2), como um meio de buscar a vontade de Deus para nossa vida e para vencer nossa natureza pecaminosa. 

Em relação a como jejuar é importante agir com equilíbrio e prudência. Se necessário, procure orientação pastoral para ajudá-lo nessa jornada, bem como auxílio médico. Em se tratando do tempo, reserve-se conforme suas forças, em oração, devoção, meditação. Afinal, o jejum é muito mais que abstinência alimentar, envolve todo o nosso ser. Trata-se de um culto a Deus em que renunciamos ao nosso Eu em adoração a Ele.

As perguntas abaixo servirão para fortalecer sua compreensão sobre o jejum.

  • Você já sabia o verdadeiro propósito do jejum para nossa vida?

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

  • Como tem sido sua caminhada em jejum? Trata-se de  uma prática devocional contínua?

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

  • Quais atitudes você precisa mudar em sua vida para jejuar biblicamente?

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

  • Qual a frequência e motivações que lhe levam a jejuar? Em caso de dúvidas, procure seu pastor ou líder para esclarecimentos.

………………………………………………………………………………

………………………………………………………………………………

Serviço

A questão central dos hábitos devocionais na nossa vida cristã tem um objetivo: alcançar outros – seja intercedendo (oração), aconselhando e ensinando (leitura bíblica) ou apresentando a Deus em secreto (jejum) a necessidade de refletir Cristo em todos os lugares e para todos que se aproximam de você.

Deus não espera que façamos coisas grandiosas para anunciar o seu nome, mas espera de nós que, por meio das nossas atitudes e serviço, as pessoas possam vê-lo, conhecê-lo, confessá-lo, adorá-lo. Isso é possível quando perseveramos na busca de intimidade e relacionamento com Ele. A fórmula é simples – a sós com Ele criamos comunhão para melhor refletirmos a sua glória frente aos outros. Isso é servir para a glória dEle (1 Co 10.31).

Através dessa jornada devocional você pode fortalecer seu relacionamento com Deus, planejando bem esse momento, traçando rotinas fortalecedoras pessoais e no servir (intercessão, visitação, evangelização, discipulado etc.). Sirvamos ao Senhor com alegria (Sl 100.2), o tempo é agora para a colheita; coloquemo-nos à disposição do Mestre (Mt 9.37); cumpramos o IDE de Jesus (Mc 16.15). 

Comentários

Deixe um comentário