Pr. José Arimaldo (1° Vice- Presidente da IEADERN)
14 de junho de 2025
“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:9).
Vivemos em um tempo em que as pessoas valorizam força, sucesso, autoconfiança e aparência. Nas redes sociais, todos parecem felizes, fortes e bem sucedidos. Isso gera a falsa ideia de que, para sermos aceitos e admirados precisamos estar sempre bem e nunca mostrar fraqueza. Mas a palavra de Deus nos ensina algo completamente diferente: A verdadeira força do cristão nasce da fraqueza que expressa dependência de Deus.
O apóstolo Paulo, um dos maiores líderes da Igreja primitiva, não escondeu suas fraquezas, pelo contrário: Ele escreveu sobre elas e revelou um segredo poderoso que mudou a forma como ele via suas próprias limitações. Esse segredo pode mudar também a forma como você lida com suas lutas, medos e fraquezas.
Paulo fala de um “espinho na carne”- algo que o incomodava profundamente. Ele não diz exatamente o que era (uma enfermidade? Uma tentação? Um problema emocional?), não sabemos e a Bíblia não revela. Mas o que o apóstolo deixa claro é que se tratava de algo que o deixava abatido e por três vezes ele orou pedindo a Deus que o livrasse, porém a resposta de Deus foi surpreendente: “ Minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” Paulo entendeu: Deus não queria que ele fosse forte sozinho, mas que dependesse de Sua graça. Ele estava aplicando uma vacina espiritual em Paulo, contra o orgulho e a soberba.
O espinho na carne seria um limitador de vaidade na vida de Paulo. Talvez seu espinho na carne seja: a luta que você trava com a baixa autoestima, ansiedade, dificuldades na escola, pressão dos amigos, dúvidas espirituais, medos sobre o futuro. Reconheça suas limitações e busque ajuda no Senhor; sua fraqueza é o lugar onde Deus quer agir; nem sempre Deus tira os problemas, mas nos concede graça suficiente para enfrentarmos.
Muitas vezes oramos pedindo ao Senhor para retirar determinado problema da nossa vida! E parece que nada muda! Foi assim com Paulo. Ele pediu para o espinho na carne ser removido, mas Deus não o tirou. Antes, fez algo melhor – concedeu graça para suportar e vencer, mesmo com a permanência do espinho. Por isso, lembre-se: Deus pode não tirar aquele problema, aquela dificuldade que te causa luta interior, mas promete uma coisa: você nunca estará sozinho, sua graça vai te sustentar, fortalecer e capacitar e te levar a uma vida cristã vitoriosa. A maior força do cristão consiste em reconhecer suas fraquezas e correr para Deus.
DESAFIO DO LEITOR
- Durante esta semana em seu devocional com Deus, experimente abrir o seu coração e colocar diante dele suas fraquezas, seus medos, suas dúvidas, suas fragilidades.
- Seja honesto com Deus e não esconda quais são as dificuldades reais que você tem tentado esconder ou enfrentado sozinho sem compartilhar aos pés do Senhor. Admitir fraqueza não é sinal de fracasso, mas evidencia nossa dependência de Deus.
MOTIVO DE ORAÇÃO
- Ore para que Deus te ajude a reconhecer suas fraquezas sem medo ou vergonha, entendendo que é justamente nelas, que o poder de Deus se manifesta. Peça que o Espírito Santo te ensine a depender da graça de Deus diariamente em vez de confiar na sua própria força.
PERGUNTAS PARA REFLEXÃO PESSOAL
- Quais são as áreas de sua vida em que você mais sente fraqueza ou limitação?
- Você acredita que a graça de Deus é suficiente para sustentar você mesmo quando as situações não mudam, como você gostaria?
- De que forma você pode transformar suas fraquezas em oportunidades para depender mais de Deus?
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.