Os méritos são de Jesus Cristo!

Heloá Ohanne

03 de Maio de 2025

“Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé.” (Rm 3.27 – ARC).

Ao longo de nossa caminhada, por vezes, a arrogância nos rodeia de perto. E, de alguma forma, a recordação daquilo que nos torna cristãos, isto é, a salvação, é esquecida. Atento a isso, após uma série de capítulos expondo que toda a humanidade é pecadora, Paulo se preocupa com a possibilidade da vanglória na vida daqueles cristãos em relação a sua justificação. O que não era impossível existir devido à sua matéria humana, mas, principalmente, pela má influência da presunção judaica.

E, em vez desse texto causar forte descontentamento para a congregação romana, pois “se não posso fazer nada para ser salvo, o que será de mim?”, esses versículos são o alívio que aquela igreja, assim como eu e você, necessitava. De fato, a justificação pela fé nos garante plena confiança que, independente do tempo, das circunstâncias e das tentações, teremos paz com Deus.

Imagino que você já pensou que poderia “guardar” essa salvação consigo mesmo a partir da obediência à Lei, mas todas as vezes essa segurança escapou de suas mãos porque era impossível cumpri-la por inteiro. No entanto, eu quero te convidar a fazer o caminho inverso que Paulo nos apresentou pelo Espírito de Deus.

Martinho Lutero, pioneiro da Reforma Protestante, afirmou que a Lei nos leva a Cristo e Cristo nos leva à Lei. Como pode ser isso? Após recebido a purificação de uma consciência culpada em Cristo Jesus, Ele porá em seu coração o zelo pelos seus mandamentos. Então, livremente, você se sentirá à disposição para obedecê-lo.

Por isso, não procure as obras da Lei para alcançar a Deus, procure Cristo e, quando o tiver encontrado, Ele o mandará de volta à Lei para amá-lo, isto é, para obedecer seus mandamentos (Jo 14.21). Quando a arrogância chegar, olhe para a cruz, ela te lembrará de quem te salvou e eu te garanto que não foi você mesmo.

Desafio Evangelístico

  • Procure manter sua constância na leitura bíblica e numa vida de devoção à Deus. Somente na Bíblia você encontrará, não só o que deve fazer para agradar a Deus, mas também como deve executar Essas ordenanças, princípios, mandamentos.

 Uma necessidade de oração

  • Ore para que Deus retire toda presunção e arrogância de sua vida para que você possa viver a poderosa graça de Deus. 
  • Entregue ao Senhor a vida daqueles que também necessitam ser alcançados por Jesus. Olhe com humildade e compaixão para eles; lembre-se de que você já esteve na mesma situação que eles, antes de conhecer a Cristo.

Perguntas Reflexivas:

  • O que te impede de viver ainda mais a Graça de Deus?
  • Você olha com reprovação para os seus erros da mesma forma que olha para os de seus irmãos?
  • Você obedece as Escrituras porque ama a Deus ou porque espera alcançar a sua salvação?

Comentários

Deixe um comentário