22 de Fevereiro de 2025 (Sábado)
Pb. Cristiano Rodrigues
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc. 9:23 ).
Na reflexão de hoje, quero te convidar a parar alguns minutos e refletir comigo sobre esse texto das Escrituras. Te garanto que não vais arrepender! Sabe porquê? Porque sei que este assunto faz parte da sua história de vida, assim como da minha.
Talvez você já saiba e entenda bem o motivo pelo qual esse tema nos torna tão parecidos (ou não). Pode ser que nunca tenha parado para pensar sobre isso? Mas que assunto é esse? Renúncia! Renúncia é o ato de rejeitar, desistir ou abdicar de algo. Foi isso que Jesus quis transmitir àquela multidão: eles precisavam compreender que, apesar do desejo de segui-lo e da realização que isso trazia, caminhar com o Mestre implicava abrir mão de muitas coisas.
Precisamos entender que, assim como tudo o que almejamos e desejamos para nossas vidas requer renúncia, na vida cristã não é diferente. Como assim? Você pode se perguntar agora. Pense naquela aprovação em um curso tão desejado. Para conquistá-la, são necessárias horas de estudos, dedicação acima do normal, dormir menos, ler mais obras de referência e, até deixar de sair com os amigos no fim de semana, otimizando o tempo e priorizando os estudos. São renúncias necessárias ao longo do processo para o êxito esperado.
De igual modo, a fé em Cristo também exige renúncia para que possamos experimentar uma vida extraordinária com o Senhor. Eu sei, não é fácil, né? Mas é possível! Por exemplo, você não precisa manter amizades que te afastam da igreja, nem frequentar ambientes que contradizem sua fé; não precisa sair para beber com amigos ou namorar diversas pessoas apenas para mostrar que é “descolado”. E por que renunciar coisas como essas pode trazer benefícios? A resposta está na própria fala de Jesus no verso 24 deste capítulo: “Mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará.” . Nada se compara ao amor de Deus derramado em nossos corações e à paz que excede todo entendimento, como Paulo escreve aos crentes em Filipos (Filipenses 4:7).
Esse é o convite: que você busque viver intensamente a vontade de Deus em sua vida e deseje senti-lo de forma mais profunda e íntima. Para isso, será necessário renunciar tudo aquilo que limita ou impede-o de vivenciar o extraordinário de Deus. Você está preparado e disponível?
Desafio Evangelístico
- Gostaria de te propor um desafio simples. Em um caderno, liste aquilo que você poderia abrir mão para se aproximar mais de Deus e ter mais intimidade com Ele. Tenho certeza de que Deus lhe proporcionará experiências extraordinárias.
- Compartilhe também essa reflexão com amigos que estão fragilizados na caminhada. Se possível, converse com eles sobre o assunto; convide seu pastor ou líder para ajudá-lo neste processo.
Uma necessidade de oração
- Apresente ao Senhor em oração, com sinceridade de coração, a lista de renúncias que você identifica como necessária para viver um novo tempo com o Senhor.
- De igual modo, ore por aquelas pessoas que você compartilhou essa reflexão. Convide-os para orar sobre o assunto.
Perguntas Reflexivas:
- Que “passos” são necessários para um viver em identificação com Cristo?
- Para você qual o significado de autonegação?
- Autonegação, Identidade e Dependência. Como esses termos estão relacionados com a temática da renúncia?
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.