Seja a mudança: O Evangelho de Cristo transforma vidas e se espalha através de você!

Pb. Eliab Moura

19 de Abril de 2025 (Sábado)

“Assim, de maneira poderosa, a palavra do Senhor era anunciada e se espalhava cada vez mais” (Atos 19:20)

Em Atos dos Apóstolos, encontramos o registro da conversão do segundo maior missionário que a terra já viu, o Apóstolo dos gentios – Paulo de Tarso. No capítulo 19 do livro, temos o registro sagrado referente à sua terceira viagem missionária, mais precisamente visitando a maior cidade da Ásia menor, chamada de Éfeso.

A população da cidade era sincretista – unia diversas tradições e cultos a deuses pagãos. Dentre esses existia uma deusa muito adorada pelos Efésios, chamada de Diana na mitologia Romana e Ártemis no panteão grego. 

Ao entrar em Éfeso, Paulo se depara com doze homens que foram discipulados e batizados segundo os ensinos de João Batista, sem jamais ouvir falar do Espírito Santo. Ele então prega-lhes sobre Jesus Cristo e, ao impor-lhes as mãos, todos foram batizados com o Espírito Santo, falando línguas e profetizando, em continuidade à profecia do derramamento do Espírito, pelo profeta Joel, iniciada no Pentecostes (Jl 2.28-32; At 2.1-4; 19.1-7).

Naquela cidade, Paulo dedica cerca de dois anos de seu ministério a evangelizar os efésios e habitantes locais, de modo que TODOS os gregos e judeus daquela província ouviram falar de Jesus (At 19:10) e muitos se converteram a Cristo confessando seus pecados, sendo também libertos do ocultismo (At 19: 18-19).

Como é possível que em uma população de cerca de 250 mil habitantes, através de um só homem, o evangelho de Cristo causasse um impacto tão significante a ponto de transformar um povo politeísta em monoteísta, levando-os a abandonar as “artes mágicas” e queimar em público suas literaturas sobre o tema, num valor equivalente a cinquenta mil moedas de prata? A convicção de que Cristo salva, cura, liberta o mais vil pecador.  

De que modo é possível explicar que, através de uma mensagem transformadora, pessoas abdicaram da sua profissão, convencidas de que suas práticas não agradavam a Deus, num ato de fé, sem saber como será o amanhã, mais conscientes que fizeram a coisa certa? É a ação do Espírito Santo em seu interior.

  Que extraordinário! Um simples homem, sem exército, influência ou riqueza, mas pelo uso das palavras, apresenta a mensagem de salvação em Cristo Jesus, a ponto de causar um alvoroço na cidade, trazendo temor a aproximadamente 25 mil pessoas, devotas da deusa Diana. Como isso é possível? Pela convicção de fé, obediência ao chamado e amor pelas almas.

O apóstolo Paulo foi um grande exemplo para todos nós, um instrumento nas mãos do Redentor. Imagine o que Cristo pode fazer através de você. Pessoas estão sofrendo com enfermidades físicas e, principalmente,  espirituais, e o Cristo que curou através de Paulo quer curar pessoas através de você; o Cristo que libertou cativos através de Paulo quer libertar através de você; o Cristo que salvou através de Paulo quer salvar através de você. Imagine a alegria de chegar no fim de sua vida, olhar para trás, se alegrar por ter cumprido sua missão e ser capaz de dizer: “combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé” (2 Tm 4.7).

O reino de Cristo conta contigo! 

Que as abundantes bênçãos do Senhor estejam sobre sua casa, que o reino de Cristo cresça através de sua vida!

Desafio Evangelístico

  • Onde é a sua Éfeso? Faculdade, Trabalho, Bairro…? Que tal levar o amor de Cristo em sua Éfeso?
  • Convide um amigo a um culto em uma de nossas igrejas, aproveite o ano da colheita (2025) e inicie esse segundo trimestre “ganhando” almas para o reino de Cristo.

Uma necessidade de oração

  • Sabemos que a fé sem obras é morta, a verdadeira fé se manifesta através de nossas ações, porém para que Cristo se manifeste através de sua vida é necessário comunhão. 
  • Não deixe de fazer seu devocional diário e de buscar a Deus em oração; interceda para que o evangelho de Cristo cresça através de sua vida. 

Perguntas Reflexivas:

  • O que está faltando para que Cristo te use como usou Paulo para os gentios?
  • C. S. LEWIS, certa vez afirmou: “Sabemos que não podemos voltar atrás e mudar o começo, mas podemos iniciar a mudança hoje e mudar o final”. Sendo assim, o que acha de recomeçar a Jornada com Cristo de forma diferente hoje? Vamos assumir esse compromisso?

Comentários

Deixe um comentário